ALTO PARAÍSO ONLINE

segunda-feira, junho 08, 2009

Audiência publica e a venda do Corolla

Na sexta-feira dia 22/05/2009 foi realizada no plenário da Câmara, a audiência publica convocada pelo prefeito Divaldo Rinco, com a finalidade de apresentar a execução física, financeira e orçamentária referente ao 1º Trimestre de 2009, das contas dos órgãos vinculados à Administração Municipal. A prestação de contas foi realizada pela primeira vez no município, pois nenhuma outra administração quis debater os gastos públicos com a população, mesmo sendo uma obrigação legal pois está estabelecida na LRF - lei de responsabilidade fiscal.

Divaldo informou que por sugestão do promotor de justiça Dr. José Ricardo Teixeira resolveu ir além da LRF que determina audiências semestrais, resolveu fazer trimestralmente estas audiências publicas. Pela primeira vez a população pode debater diretamente com o gestor tudo a respeito dos gastos públicos e dar sugestões.

Uma constatação importante foi que desde o inicio do mandato de Divaldo a prefeitura está transferindo automaticamente os percentuais obrigatórios para a saúde e a educação e deixando que as respectivas áreas façam a gestão dos recursos de forma independente.

Outra confirmação que pode ser agora observada nos balancetes e que o debito de INSS deixado pela administração passada foi de mais de 1.200.000,00 e de 650.000,00 de previdência própria. Este debito pôde ser parcelado por 20 anos graças a MP feita pelo presidente Lula, senão a prefeitura estaria inviabilizada pois sem estar em dia com a previdência não poderia obter novos recursos para o município.

O simbolismo desta audiência publica mostra de forma clara a diferença polar entre está administração e a anterior pois neste mesmo inicio de governo no período passado acontecia a negativa do ex-prefeito em aumentar os professores alegando falta de recursos, mais ao mesmo tempo comprava uma carro importado marca Corolla para seu uso, alegando precisar de um carro que lhe desse segurança nas viagens.

Na audiência Divaldo lembrou que a Câmara Municipal já aprovou a venda e o Corrola será leiloado no próximo dia 01/06/2009 e com os recursos serão comprados dois carros populares para servir a população. Divaldo afirmou o óbvio que nosso município é muito carente para que o prefeito ande de carro importando enquanto a população passa por dificuldades. Porém o obvio muitas vezes é difícil de ser colocado em pratica quando se trata da administração publica, basta lembrar os escândalos federais do deputado do Castelo e da farra das passagens para levar parentes e amigos e até ex-parlamentares para ir passear no exterior.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial