ALTO PARAÍSO ONLINE

quinta-feira, maio 07, 2009

MP de Cavalcante aciona municipio e o Estado de Goiás

A promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes acionou o prefeito de Cavalcante, Josias Magalhães Costa Sobrinho e as secretárias estadual e municipal de Educação, Milca Severino Pereira e Jacy Dias da Cunha, para que seja providenciado local condizente ao exercício do magistério naquele município.
Segundo a promotora, a ação refere-se em especial à Escola Santo Antônio, que fica no Vão das Almas, em Cavalcante, e que atualmente está com suas instalações físicas seriamente abaladas, o que vem comprometendo a qualidade do ensino e o trabalho dos profissionais.
Essa situação chegou, inclusive, a ser retratada em matéria veiculada pelo programa Fantástico da Rede Globo, comprovando a situação caótica da unidade de ensino, relata a promotora na ação, que foi instruída com cópia da reportagem e fotos da escola.
Úrsula Fernandes relata que, no local, há uma construção de alvenaria, com duas salas insuficientes para atender à demanda dos estudantes. Para atender esse excedente, as aulas também são ministradas num ranchão de palha, ao lado das pequenas salas. Essa instalação, conta a promotora, está seriamente comprometida.
Quase caindo e em estado de abandono, o rancho tem telhado de palha cheio de buracos, sustentado por frágeis colunas de paus. Além disso, faltam quadro escolar, mesas e cadeiras. Também não havia divisórias entre as turmas, o que foi providenciado após a reportagem. Essa divisória, entretanto, é de palha e insuficiente para abafar os sons de um ambiente para o outro, constatou a promotora. Na escola, estudam alunos das redes estadual e municipal de ensino.
O Ministério Público pede que a prefeitura de Cavalcante e o Estado de Goiás forneçam, de imediato, para a Escola Santo Antônio, local de alvenaria digno, com telhado coberto de telha, com salas amplas e ventiladas, paredes dividindo os cômodos, mesas e carteiras, quadros em situação de uso, além de espaço destinado à recreação, entre outros. (Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial