ALTO PARAÍSO ONLINE

sexta-feira, julho 07, 2006

Debate sobre a APA foi esclarecedor

Na ultima sexta feira (09/06) foi realizado debate sobre a APA do Pouso Alto, na Câmara Municipal de Alto Paraiso, aonde novas informações esclareceram ainda mais os presentes.
O ex-prefeito Divaldo Rinco disse que no ambito politico as negociações continuam, mesmo com dificuldades em função da troca do governador e vários outros cargos de alto escalão no governo de Goias. Informou ainda que o Sindicato Rural de São João D`Aliança entrou com ação judicial contra a APA alegando uma serie de questões juridicas aonde são demonstradas as ilegalidades de sua criação. Recebemos copia da ação judicial e iremos fazer matéria especifica sobre o tema em breve através do Alto Paraiso Online. Diversas lideranças entregaram documento ao novo secretario de meio ambiente de Goias, solicitando diversas alterações tanto na APA como no Conselho gestor.
O vereador Alan Barbosa falou sobre os vários tipos de areas de preservação e lembrou que o plano diretor do municipio tem dados e um detalhamento muito além do necessarios e defendeu que seja seguido a risca, pois não existe zoneamento melhor que este para nosso municipio. Convidou todos os presentes para o evento no proximo dia 23/06 sobre direito ambiental.
Ricardo Azim defendeu aproveitarmos a APA como forma de preservamos mais, colocando na negociação quais as vantagens que poderemos ter ao não utilizarmos economicamente as terras do municipio, pois entende que está é uma oportunidade que deve ser aproveitada.
O ex-prefeito Jair Barbosa colocou que ao tratarmos de APA ou preservação deve se pensar primeiro nas populações locais e como o estado vai ajudar nas questões sociais que estão se agravando. Usou como exemplo o recente projeto da OCA Brasil afirmando que não foi consultado e nenhum outro proprietario também recebeu qualquer comunicado, mesmo o projeto sendo dentro de areas de propriedades privadas, e disse que recebeu visita de preposto da OCA que informou que iria fazer reflorestamento com arvores que não são nativas, o que não concordou. Disse ainda ter ficado irritado quando a promotoria quiz que ele desse exemplo fazendo TAC(termo de ajuste de conduta) para preservar o que já era preservado a muitos anos. Ou seja sua colocação foi no sentido que muitas vezes o objetivo é nobre mais a ação é marcada por muitos desencontros e não considera as populações locais.
Praman presidente da ADESAP colocou que só viu dois beneficios até agora com a APA, o primeiro que todos estão se unindo, pois não gostaram da criação da APA por uma razão ou outra, isto está criando uma forte articulação entre setores e dentro da região e o segundo é o fato de que os proprietarios rurais ficaram isentos de ITR pois dentro de APA o proprietario por ter restrições de uso fica dispensado de pagar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial