ALTO PARAÍSO ONLINE

sexta-feira, junho 15, 2007

Assassinatos e preservação ambiental

Por swami Deva praman
Nesta semana tivemos dois assassinatos em uma unica semana em Alto Paraiso. Simultaneamente a liminar que suspendia a implantação da APA do Pouso Alto foi cassada no Tribunal em Goiania. Não por acaso aconteceram ao mesmo tempo !!!
As polaridades sempre andam juntas, enquanto ambientalistas comemoram a decisão do Tribunal que cassou a liminar da APA, Alto Paraiso bate novo recorde, duas pessoas são assassinadas em seguida uma da outra. A proposta que a anos vem sendo feita pelos ambientalistas é que devemos preservar a chapada e fazermos um desenvolvimento sustentavel, mais a dura realidade é que nestes ultimos anos além do parque nacional foram criadas a Reserva da Biosfera e a APA do Pouso Alto, mas não tivemos desenvolvimento sustentavel ao contrario nem desenvolvimento simples tivemos, pois o turismo decaiu e a população a cada dia passa mais apertada, mal conseguindo sobreviver.
Enquanto isso temos todos os titulos possiveis parque, reserva e APA ou seja marketing perfeito para quem deseja se locupletar da região e passar por ambientalista bom moço em tempos de aquecimento global. Mas pior que o aquecimento global e a barriga fria da população por falta do alimento necessario e de condições minimas de sobrevivencia, pois quando muito conseguem ganhar uma salario minimo, incriveis 350 reais ???
Enquanto isso o Governo de Goias que criou a APA do Pouso Alto como contrapartida para receber recursos externos, já recebeu o dinheiro e gastou, a muitos anos, mas não aqui no Nordeste Goiano e sim em outras regiões do estado e em negociatas inconfessaveis. Sobrou para nos a "APA de PAPEL", como foi apelidada, já que além do decreto de criação assinado pelo governador, cinco anos se passaram e nem dar posse ao conselho da APA ou fazer um plano de manejo se conseguiu. Por acaso será ???
Cade o desenvolvimento sustentavel que consta do primeiro artigo do decreto de criação da APA assinado em 2001 ??? cade os recursos que foram captados pelo governo do estado ??? Aonde está a melhora de vida para a população local ??? O maior investimento feito na região nos ulimos anos foi vinte e poucos quilometros de aslfalto que saindo de Alto Paraiso não conseguiram sequer chegar em São Jorge ???? Somente conseguimos ver retrocesso, dificuldades e aumento da criminalidade em função da dura realidade social que enfrentamos. Pergunte aos moradores antigos de Alto Paraiso como aqui era realmente um paraiso, pergunte o que acham da atual situação, quem sabe a opinião dos mais velhos possa criar uma reflexão mais profunda naqueles que conseguirem escutar !!! Será que o ser humano não merece ser preservado, será que ele não é parte da natureza também ???? Antecipamos aqui para que fique registrado que a proxima criação dos ambientalistas conforme a lei determina é a criação do mosaico de unidades de conservação a qual também terá um conselhos dos conselhos. Sendo que o mais engraçado de tudo é que o plano diretor de Alto Paraíso provou com fotos de satelite que nossa região está 84% preservada não pela ação dos ambientalistas, mas sim pela não ação de destruição dos antigos moradores e proprietários rurais.

Praman é jornalista, terapeuta e preside a ADESAP Agência de Desenvolvimento Sustentável de Alto Paraíso ( OSCIP fundada em dezembro de 2005)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial